PELA SAÚDE DE PORTUGAL
Missão 70/26

A iniciativa “Pela Saúde de Portugal” teve como objetivo detetar e ajudar a controlar a hipertensão e o risco cardiovascular, passando por oito cidades portuguesas desde dezembro de 2023 até julho de 2024.

Este projeto da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em parceria com a Servier Portugal, insere-se no âmbito da Missão 70/26 – Pelo controlo e proteção dos doentes hipertensos em Portugal. Este projeto percorreu 8 cidades portuguesas com um consultório móvel onde profissionais de saúde disponibilizavam um rastreio gratuito à pressão arterial e ao perfil lipídico da população. Um dos principais objetivos foi a melhor deteção e controlo da hipertensão e do risco cardiovascular, contribuindo para a sensibilização para esta questão de saúde pública.

Bosque dos corações

O Bosque dos Corações é uma ação de reflorestação em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Este projeto enquadra-se na missão da Servier Portugal enquanto empresa socialmente responsável, cujo objetivo é o reforço do nosso compromisso na melhoria da saúde cardiovascular dos portugueses. Uma vez que, a exposição à poluição ambiental é responsável pela morte por causa cardiovascular de aproximadamente 3.3 milhões de pessoas anualmente, contribuímos assim para a melhoria da saúde, da nossa comunidade e ambiente. 1

1. Hadley M. et al. Circulation. 2018 February 13;137(7):725-742

Ação de Responsabilidade Social com Bombeiros da Azambuja

Esta iniciativa surgiu na sequência do incêndio que afetou as instalações de produção em Bolbec, França. Após esse incidente, foi criado um plano de ação que visava explicar, de forma transparente, o porquê de ruturas de stock pontuais de alguns produtos e sobretudo de que forma a atuação eficaz dos bombeiros permitiria a continuidade dos abastecimentos ao evitar maiores consequências. Um dos principais objetivos desta iniciativa era de demonstrar como, partindo de um desafio, podemos dar origem a uma oportunidade para ajudar, promovendo o envolvimento da comunidade médica.

Desta forma, este projeto resultou na doação de uma ambulância aos Bombeiros Voluntários de Azambuja, que iria contribuir nas suas operações de suporte à comunidade.

Adicionalmente, os bombeiros da Azambuja doaram uma ambulância da sua corporação para ajuda dos bombeiros na Ucrânia.

Missão 70/26

A Missão 70/26 é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em parceria com a Servier Portugal, que visa alcançar um grau de controlo tensional em, pelo menos, 70% dos doentes hipertensos dos 18-64 anos vigiados nos Cuidados de Saúde Primários, até 2026 (dados BI-CSP).

Os principais eixos deste projeto são informar sobre a inércia médica, promover a adesão à terapêutica e a literacia em saúde dos portugueses. Pode consultar mais informações em: Missão 70/26 – Missão 70/26 (missao7026.pt)

Projeto Promova

O projeto “PROMOVA” da NOVA SBE é mais do que um projeto de formação, é um programa que visa promover a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas através do desenvolvimento e da excelência feminina para uma liderança mais diversa e inclusiva.

O Projeto Promova tem a duração de um ano e é composto por várias momentos e metodologias de aprendizagem que permitem não só o upskill de competências, mas também o desenvolvimento de laços em torno de uma causa comum e transversal a várias culturas – a diversidade de género.

O objetivo é identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género. 

O Promova visa contribuir para aumentar a presença de mulheres na atividade empresarial portuguesa, em funções de gestão de maior responsabilidade. Ao entrar neste programa, a nossa Empresa, beneficiará da diversidade de perspetivas na tomada de decisões estratégicas. 

Apoio psicológico à distância de um click

Em parceria com a TEAM 24, a Servier Portugal oferece a todos os colaboradores, acesso ao apoio psicológico com objetivo de apoiar os seus funcionários a cuidarem da sua saúde psicológica, a melhorar o clima organizacional e harmonizar a integração entre equipas.

Além disso, pessoas saudáveis e satisfeitas tendem a ser mais produtivas e comprometidas com seu trabalho. 

Tendo em conta o atual panorama organizacional, é importante que as empresas passem uma mensagem clara às suas equipas de que a sua saúde mental é importante e que existe abertura para debater esse tema levando a um apoio útil, sem preconceitos ou discriminação.  

Uma maneira simples de comunicar, é explicar que a saúde mental pode ser tratada da mesma forma que a saúde física. 

DIGNITUDE – ABEM

O Programa ABEM assenta numa parceria inovadora do sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) com o sector da saúde (Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica), e pretende mobilizar toda a sociedade civil. 

Este programa, do qual a Servier Portugal faz parte enquanto associada da Dignitude, tem como missão desenvolver programas solidários de grande impacto social que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. 

Frota automóvel 100% elétrica

A Servier Portugal alinhada com os objetivos do Grupo Servier de reduzir 25% das emissões de gases poluentes até 2030, está a avançar progressivamente com a transição para a frota 100% elétrica.  

Este compromisso global traz consigo importantes desafios, que estamos a enfrentar com a determinação que nos caracteriza. Acelerar o processo de eletrificação não só reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também nos permite reduzir substancialmente a nossa pegada de carbono. 

CONGÉ SOLIDAIRE

A Congé Solidaire (férias solidárias) surge a partir de uma iniciativa lançada pela ONG francesa Planète Urgence que atua em todo o mundo.  

Esta organização promove, anualmente, missões humanitárias e “desafia” empresas de vários países a prestarem o seu contributo a associações locais em países carenciados. 

A Servier faz parte do rol de empresas que participam nesta iniciativa e anualmente, os seus colaboradores podem submeter a sua candidatura e caso sejam selecionados, poderão fazer parte deste programa. 

Sandra Fernandes, Delegada de Informação Médica da Servier Portugal

Rui Oliveira, Delegado de Informação Médica da Servier Portugal