Os vencedores do Prémio Missão 70/26: 1.ª Edição – Adesão na Hipertensão foram anunciados durante a Sessão Magna dedicada à Missão 70/26 no XVIII Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular, que decorreu de 8 a 11 de fevereiro, no Algarve.
Durante a cerimónia de atribuição dos prémios, foram distinguidos 4 projetos:
O primeiro lugar, no valor de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Via Verde Hipertensão” da autoria de Juliana Martins Gomes, Joana Sequeira Mendes, Raquel Filipa Martins, USF A Ribeirinha, ULS Guarda.
O segundo lugar, no valor de 5.000 euros, foi concedido ao projeto “App Missão 70/26: Um Projeto para Promoção da Adesão à Terapêutica Antihipertensora” cujos autores são Ana Rita Queirós, Alexandra Pimentel, Diana Lamas, Nina Lopes da USF Garcia de Orta, ULS de Santo António.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas de 1.500 euros cada, ao projeto “Efeito da Telemonitorização da Pressão Arterial em Ambulatório com Suporte de Telemedicina no Controlo e Gestão da Hipertensão numa Unidade de Saúde Familiar da ARS Norte – um protocolo” da autoria de Mafalda Paula Pinto, Rui Pedro Amendoeira, USF Ramalde, ULS de Santo António e ao projeto “Telemonitorização de Doentes Seguidos numa Unidade de Hipertensão Arterial” cujos autores são Telmo Borges Coelho, Fernando Bandeira Salvador, Marta Lopes Covelo, Vítor Costa, Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro, ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Prémio Missão 70/26: 1.ª Edição teve como objetivo incentivar a que os profissionais de saúde elaborem um projeto científico ou clínico inovador que contribua para a melhoria da taxa de controlo dos doentes hipertensos em Portugal.
Rosa de Pinho, Médica de Família e Presidente da SPH
Esta primeira edição do Prémio Missão 70/26 – Adesão da Hipertensão, visou reconhecer o mérito de projetos com aplicabilidade prática e/ou clínica, bem como a promoção da adesão à terapêutica na hipertensão arterial (HTA), o principal fator de risco cardiovascular em Portugal, indo ao encontro das necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde.
A Missão 70/26 é um programa estratégico multifacetado, que está a ser implementado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão com o apoio da Servier Portugal, com o intuito de controlar 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal até 2026. Neste âmbito, estão a ser desenvolvidas ações junto do público geral para informar, esclarecer e educar o doente sobre a gestão da HTA, alertando sempre para a importância de medir a pressão arterial, conhecer os principais fatores de risco associados, como controlar a doença e conhecer as principais consequências de uma pressão arterial não controlada.